Pages

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

POLICIAIS MILITARES, PARABÉNS, POLICIA MILITAR 174 ANOS


A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul completa 174 anos em 2009, fazendo aumentar a sensação de segurança da população e diminuir os índices de criminalidade. Parte desse sucesso é fruto do trabalho dos batalhões da PM em cada município. Seja em viaturas de quatro rodas, motos ou a pé, os policiais militares da ronda diária, tático, comunitário e escolar são a cara da PMMS.
O serviço vai além da repressão ao crime. A principal característica é a prevenção. Para isso, operações especiais têm sido deflagradas constantemente. Comum aos três batalhões da Capital, a Operação Cidadania é exemplo do esforço concentrado da PM em deixar a cidade mais tranquila.
Com base em estatísticas, os policiais selecionam pontos e horários críticos para intensificar a fiscalização com buscas pessoais, abordagens a veículos e coletivos, entre outras ações. Os resultados são visíveis. Nas três áreas de Campo Grande houve redução no número de homicídios, roubos, furtos e aumento das apreensões e prisões.
Na área do 9º Batalhão que inclui grandes bairros como Nova Lima, Monte Castelo e Coophasul, entre junho e agosto, 403 pessoas foram detidas: 326 presas e 77 apreendidas. Comparados ao mesmo período do ano passado, os números são quase 60% maiores. O número de atendimentos também cresceu. Passou de 1.988 para 3.090. No 10º Batalhão não foi diferente. Após 60 dias de trabalho, o número de homicídios caiu 64%, o de furtos 51% e o de roubos 45%.
“Esse tipo de operação ajuda muito porque a ação é específica. Não acontece num ponto fixo. O patrulhamento e as abordagens inibem a criminalidade. Não se pratica crime onde a PM está. Também evitamos outros delitos porque com a apreensão de armas de fogo e veículos, e o cumprimento de mandados de prisão tiramos meliantes das ruas e prevenimos outros crimes”, contou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Reginaldo Medeiros.
Na opinião do comandante do 10º BPM tenente-coronel Francisco Assis Ovelar os bons resultados são consequências de um trabalho de aproximação com a comunidade. “A população está se sentindo mais confiante em solicitar a PM. Nós conseguimos aumentar nossa credibilidade com mais ações de presença e pudemos atender mais solicitações”.
Os batalhões ainda têm unidades voltadas para serviços específicos. O Tático apóia as outras viaturas em ocorrências de vulto. É acionado para resolver problemas localizados, em áreas e horários específicos. Os policiais dessas viaturas são diferenciados, com cursos de especialização e treinamento específico. “O Tático é ferramenta importante para diminuirmos ainda mais os índices de criminalidade”, finalizou o tenente-coronel Medeiros.

Pantanal News