Pages

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Polícia anuncia ação contra quebra-vidraças



Encontro entre comerciantes e polícia, nesta quarta-feira, de manhã na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), definiu novas medidas contra a onda de arrombamentos no centro de Dourados. Estiveram presentes o delegado Sandro Mário Pereira, da Polícia Civil, o comandante da PM, Marcos dos Santos, o capitão da PM Carlos Silva, o presidente da Aced, Ínio Coalho e empresários.

De acordo com o capitão Carlos Silva, a reunião teve como objetivo prestar contas das atividades realizadas pela PM para inibir a criminalidade no centro e anunciar novas medidas. Segundo ele, a partir de agora, a Força Tática fará ação intensificada nos trechos de maior incidência de arrombamentos na área central.

O capitão também orientou os comerciantes acerca do Serviço 190 e disponibilizou telefone extra para denúncias de arrombamentos.

Os comerciantes ainda receberam dicas de como evitar o problema. De acordo com o Comandante da Polícia Militar, os empresários devem evitar produtos valiosos expostos nas vitrines. Segundo ele, alguns objetos acabam sendo atrativos para ladrões, a maioria, segundo ele, para manter o vício nas drogas.

O comandante garantiu ainda que a PM já está no encalço dos bandidos e já reforçou efetivo na área central, principalmente nos horários “de pico” deste tipo de crime, entre as 0h e 5h. Prova disso são as prisões nos últimos dias, deste tipo de criminoso. Para o comandante, apesar do problema, a violência na cidade diminuiu em 60% no último fim de ano.

O Delegado Sandro Márcio Pereira, explicou sobre as atribuições da Polícia Civil e sugeriu medidas para prevenir o crime. Segundo ele, a iluminação pública reforçada na Joaquim Teixeira Alves seria fator motivador para coibir os arrombamentos.

Outro ponto questionado por comerciantes é a não permanência de detidos na cadeia. Conforme o delegado a Polícia Civil não solta ninguém, quem o faz é o juiz, baseado na legislação brasileira.

A ação criminosa na área central ficou mais intensa nos últimos meses, segundo comerciantes. Os bandidos quebram portas de vidro e levam tudo o que vêem pela frente em questões de minutos. Comertciantes entraram em contato com o Jornal, denunciando o caso na semana passada.


Fonte: douradosagora