Pages

domingo, 11 de abril de 2010

GUARDA MUNICIPAL VOLTA A USAR ARMAS EM DOURADOS

             Foto: AsseCom
A Guarda Municipal volta a usar armas a partir de hoje após perder a licença por irregularidades no curso de tiros. As adequações aconteceram nos últimos dois meses, período em que a GM ficou sem a autorização para porte, o que comprometeu as rondas noturnas.

Na tarde de sexta-feira, autoridades assinaram o convênio que autoriza o porte de arma de fogo institucional para os guardas municipais. O encontro aconteceu na sede da Polícia Federal em Dourados. Assinaram o documento o prefeito Ari Artuzi, o superintende regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, José Rita Martins Lara, o diretor do Delearm (Delegacia de Repressão ao Tráfico de Armas), delegado Marcelo Botelho, além do delegado-chefe da PF em Dourados, Bráulio Cesar Galloni.

Também participaram o sub-comandante da Guarda Municipal, Orlean Catelan Teixeira, além de secretários municipais, policiais federais e integrantes da Guarda Municipal.

De acordo com a GM, o convênio está de acordo com os termos determinados pelo Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Para a assinatura, a Guarda precisa cumprir uma série de exigências: o guarda com porte tem que ser submetido a um teste de capacidade psicológica a cada dois anos por profissional credenciado pela PF, receber acompanhamento psicológico e apresentar relatórios ao comando da Guarda sempre que estiver envolvido em tiros em vias públicas, com ou sem vítimas, fazer curso anual de 80 horas-aula e frequentar curso de técnica de tiro ministrado por profissionais credenciados.

A corporação também precisa ter na sua estrutura organizacional uma corregedoria própria e ouvidoria independente. O porte de arma para GM terá validade de cinco anos.

O superintendente PF, José Rita Martins Lara, relatou a importância do uso da arma para os integrantes de instituições de segurança. Disse que a Guarda Municipal de Dourados tem uma grande responsabilidade com a sociedade local e destacou a importância da integração entre os organismos de segurança e a PF e a participação do prefeito para regularização do porte de arma.

Já o delegado Bráulio Galloni disse que a Guarda de Dourados contribui inclusive com a Polícia Federal, atuando de forma preventiva e quando solicitada pela população.

A GM de Dourados é uma das primeiras guardas do estado a obter porte de arma de fogo institucional. Orlean Catelan Teixeira disse que foi uma conquista de todo o comando, principalmente do comandante da corporação, Divaldo Machado de Menezes, que representa o Centro-Oeste em um evento em Brasília, para discutir o papel do município na segurança pública.





 
Fonte: Douradosagora