Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SESSÃO NA CAMARA DE DOURADOS TERMINA EM PANCADARIA


Tumulto e quebra-quebra marca a sessão da Câmara de Vereadores. De acordo com as primeiras informações populares que estavam do lado de fora invadiram o prédio e quebraram tudo o que viram pela frente. Vidros da Câmara foram quebrados e materiais danificados.

A Polícia lançou bombas de gás moral e balas de festim. Um verdadeiro cenário de guerra. Populares na frente da Câmara continuam dando gritos e palavras de ordem.

Os vereadores abandonaram a plenária e todo o prédio foi evacuado. Mais 150 policiais estão no local. Uma manifestante acaba de partir para cima de um repórter da Tv Morena. Ela se diz revoltada. Um outro manifestante mostra ferimentos causados por bala de festim.

A População está revoltada. A Polícia utiliza escudos e cacetete. Eles fecham a entrada da Câmara neste momento, num cordão de isolamento. Novas viaturas da Guarda Municipal acabam de chegar. (Valéria Araújo)


FONTE : DOURADOSAGORA

DOURADOS PODERA TER NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM 2011


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ministro Enrique Ricardo Lewandowsk discorda de intervenção em municípios ou mesmo estados onde haja impedimento dos governantes. Questionado nesta manhã, durante entrevista no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, sobre a situação de Dourados onde o prefeito Ari Artuzi (sem partido) e todos os demais nomes da linha sucessória foram presos acusados de fraudes em licitação e corrupção, o ministro sugeriu que se evite uma intervenção estadual.

“A intervenção é um instrumento muito drástico e excepcional. Isso tem que ser trabalhado com parcimônia mesmo porque afeta o próprio cerne do federalismo”, respondeu aos jornalistas, esclarecendo que não estava se referindo a um caso específico, mas às regras vigentes. O MPE (Ministério Público Estadual) tenta na Justiça garantir a intervenção no município. Se o pedido for acatado, caberá ao governador André Puccinelli (PMDB) indicar o nome do interventor.

“A Constituição estabelece os substitutos naturais tem o prefeito, o vice-prefeito, o presidente da Câmara. Eventualmente até o juiz da comarca por assumir como tem ocorrido em alguns casos”, citou.

A situação de Dourados é exatamente esta. Como o prefeito, o vice, o presidente da Câmara, o vice-presidente da Câmara, o procurador do município foram presos, o Tribunal de Justiça determinou que o diretor presidente do Forum de Dourados, o juiz Eduardo Machado Rocha, assumisse a prefeitura.

Lewandowsk mencionou que o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou o pedido de intervenção federal no Distrito Federal após o escândalo no qual o ex-governador José Roberto Arruda foi preso em meio a escândalo de corrupção. “O STF entendeu que não era o caso de intervenção porque as instituições estavam reagindo. No Distrito Federal, hoje, já está tudo dentro da normalidade”, disse.

Informado pelos jornalistas que após a prisão das autoridades, a população de Dourados passou a se manifestar pedindo novas eleições, o ministro admitiu a realização do pleito.

“Não posso responder sobre caso específico que pode ir ao TSE em grau de recurso (...) Mas creio que o juiz local responderá provisoriamente pela administração e em breve haverá novas eleições, mas isso será decido pelo TRE com possível julgamento de recurso pelo TSE”, respondeu.

O presidente do TRE-MS, desembargador Luiz Carlos Santini, já se manifestara em ocasiões anteriores contrário às eleições em Dourados. Ele chegou a sugerir que a Câmara dos Vereadores deva convocar os suplentes e estes devem escolher um novo presidente para a Casa a quem caberia assumir a prefeitura.

Em Dourados, a Câmara já convocou três suplentes de vereadores que estão presos e pediram afastamento. Mas, há casos de parlamentares que foram detidos na Operação Uragano, mas já estão em liberdade e querem continuar na cadeira de vereador.

A Operação da Polícia Federal prendeu além do prefeito Ari Artuzi e do vice Carlinhos Cantor (PR), nove vereadores, secretários, assessores e empresários. Dos 28 detidos, só 12 permanecem na cadeira.

“Mas, eu quero tranqüilizar a todos que as instituições brasileiras estão fortes e que o Poder Judiciário está atento. A cidadania não terá prejuízo”, assegurou o presidente do TSE.

Fonte: midiamax

SILVA JUNIOR ASSUME A ASSECOM

Silva Júnior é o novo secretário de Comunicação

O radialista e jornalista Jonas Alves da Silva Junior, o Silva Junior, assumiu nesta segunda-feira a Assecom (Assessoria de Comunicação Social e Imprensa) da Prefeitura de Dourados. Ele aceitou o convite feito pelo prefeito interino Eduardo Machado Rocha e na manhã desta segunda-feira já manteve uma reunião com a equipe da Comunicação.

“Aceitei o convite pensando em Dourados. Sou amigo de muitos anos do doutor Eduardo e não poderia dizer não em um momento tão importante como esse”, afirmou Silva Junior aos funcionários da Assecom. Com 45 anos de idade, Silva Junior é formado em jornalismo pela Unigran e tem 24 anos de experiência no rádio e jornais impressos.

O jornalista Helio de Freitas vai continuar coordenando a redação da Assecom.

Fonte: douradosagora.com