Pages

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PASSAIA NA SWAT


Conhecido em todo o Brasil como delator do esquema de corrupção em Dourados (MS) e por gravar vídeo com o deputado estadual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Ari Rigo (PSDB), cuja divulgação abalou os poderes estaduais, o jornalista Eleandro Passaia foi palestrante convidado da abertura do 12º SWAT, treinamento de elite realizado do dia 5 ao dia 13 (sábado) deste mês em Avaré (SP) para policiais de todo o Brasil, Portugal, Equador, Uruguai, Colombia, Venezuela, Bolívia e Paraguai. O curso é do CATI (Centro Avançado em Técnicas de Imobilização - Treinamento Policial) empresa brasileira que tem parceria com a Swat e o D.E.A (órgão da polícia federal) dos EUA e treina corporações de elite como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro. Convidado do CATI, Passaia falou de suas experiências como secretário de Governo de Dourados de maio a setembro de 2010 e sobre sua participação na Operação Uragano da PF que culminou com a prisão de 28 pessoas , inclusive o prefeito Ari Artuzi, seu vice Carlinhos Cantor e a maioria dos vereadores, e 60 indiciadas.

– "Foi fantástico ter sido reconhecido pelas autoridades policiais do país. Recebi convite para outras 6 palestras na região norte, nordeste e sul do Brasil" disse Passaia, afirmando que não cobra pelas palestras oferecidas. "Quero apenas levar a mensagem de que vale a pena combater a corrupção, independente do preço a se pagar por isso", afirmou.

Ator de Tropa de Elite 2

Outro palestrante do curso foi o ator Sandro Rocha, que interpretou o vilão miliciano major Rocha (o Russo) no Filme Tropa de Elite 2. Ele lembrou do trecho do filme que mostrou a reação do governo do Rio de Janeiro quando o coronel Nascimento denunciou um bando de políticos que saqueava os cofres públicos do estado. No filme o coronel foi acusado de denunciar os quadrilheiros por motivos pessoais. Sandro alertou que a população deve ficar atenta à manipulação das informações na mídia e terminou elogiando os policiais. "Vocês são os verdadeiros heróis nacionais e peço a imprensa que dedique mais espaço aos nossos policias. Infelizmente um filme de ficção desperta mais admiração na população do que o trabalho dos senhores", disse o ator.

Treinamento de Passaia...

Após sua palestra, Passaia continuou no Centro de Treinamentos como convidado e participar de todas as aulas teóricas e práticas, tendo sido o único aluno não integrante de órgão de segurança pública a participar do curso do CATI. O evento reuniu quatro oficiais da Swatt de Dallas (EUA), e instrutores do Bope (RJ) e do Gate (SP) para ensinar técnicas de imobilização, tiro em baixa luminosidade, resgate de reféns, assalto a ônibus, progressão em favelas, anti-terrorismo (com foco na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016) e resgate e atendimento de policial ferido.

O Swat Brasil é realizado uma vez por ano e esta foi a sua décima segunda edição. Dourados enviou dois guardas municipais para participar da edição em Avaré (SP). O curso custa R$ 2,5 mil por pessoa. Conforme os organizadores, é importante que qualquer profissional de segurança no país use seu conhecimento em favor da ordem pública. "Policias bem treinados podem ser uma arma para o bem ou para o mal", afirmou o instrutor do CATI, Márcio Tobes.



Fonte: Bolg Marco Euzebio