Pages

sábado, 5 de novembro de 2011

PIRACEMA


Polícia monta dez postos para combater pesca na piracema em MS

Postos foram montados nas principais cachoeiras e corredeiras dos rios.
Todo o efetivo da PMA foi mobilizado na ação que vai até fevereiro de 2012.

PMA vai fiscalizar cachoeiras e corredeiras dos rios do estado (Foto: Divulgação/PMA)




A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul iniciou a zero hora deste sábado (5) a Operação Piracema. O objetivo da ação é combater a pesca no período de reprodução dos peixes.
A pesca está proibida em Mato Grosso do Sul entre este sábado (5) e o dia 28 de fevereiro de 2012.A exceção ocorre na bacia do rio Paraguai, onde será permitida a pesca de subsistência para os ribeirinhos, de um exemplar, ou três quilos de pescado.
Para fazer a fiscalização durante o período de piracema, a PMA montou dez postos avançados fixos nas principais cachoeiras e corredeiras dos rios do estado e estará mobilizando na operação todo o seu efetivo, 356 policiais.
De acordo com a polícia ambiental, esses locais são pontos fundamentais na estratégia de fiscalização, pois os cardumes ficam concentrados nessas áreas esperando a água atingir uma vazão que permita a subida dos rios, ficando vulneráveis a pesca predatória.
Os postos avançados da PMA foram instalados na cachoeira do rio Apa (Porto Murtinho), cachoeira Branca (Água Clara), cachoeira do Sossego (Rochedo), cachoeira rio Anhanduí (Santa Rita do Pardo), cachoeira do Serrano (Aquidauana), cachoeira das Palmeiras (Coxim), barra do rio Aquidauana (Miranda), cachoeira do campo (Coxim), parque estadual Várzeas do Ivinhema (Jateí) e cachoeira do Salto Pirapó (Amambai).
Cada posto contará com pelo menos três policiais com barcos e motores.
LegislaçãoDe acordo com a resolução sobre a período de defeso (reprodução de peixes), a proibição da pesca em Mato Grosso do Sul abrange todos os rios das bacias hidrográficas dos rios Paraguai e Paraná, incluindo lagos, canais, lagoas, banhados e alagados.
Estão liberadas apenas a pesca de caráter científico (com autorização prévia de órgãos ambientais), a despesca e a pesca de subsistência, que é a modalidade exercida pelo pescador artesanal ou população ribeirinha para fins de consumo. A cota é de três quilos diários.
Para transportar ou beneficiar pescado durante a piracema, o interessado deve comprovar a origem da mercadoria. A proibição vai até 28 de fevereiro.


Fonte: G1

Existem hoje cerca de 16 milhões de armas de fogo em circulação no Brasil

Existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades, em poder de civis e bandidos. 

Com 34,3 mil homicídios ao ano, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.

Os dados fazem parte de um levantamento nacional, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo. 

"A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.

O estudo, produzido pela ONG Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), servirá de subsídios para focar a intervenção do poder público nos Estados onde há maior descontrole de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana.

DELEGADO É SEQUESTRADO


ÍTALO MILHOMEM
Direto de Campo Grande
Um delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi sequestrado por três homens armados por volta das 4h desta sexta-feira, quando chegava à sua residência em Campo Grande. João Reis Belo teve a carteira, o distintivo policial, três celulares, uma pistola e o veículo Honda Civic preto levados pelos sequestradores.
Os sequestradores levaram o delegado até uma estrada vicinal, na região da Gameleira, na saída do perímetro urbano da cidade, onde o abandonaram, levando seus pertences. Belo acionou a polícia, que fez rondas pela região do bairro Los Angeles e conseguiu encontrar os três suspeitos ainda com o veículo, mas eles conseguiram fugir a pé.
Horas depois, policiais militares localizaram e prenderam um dos três suspeitos, um rapaz de 25 anos que estava armado com um revólver calibre 38. Com ele foram encontrados alguns pertences do delegado, mas a arma do policial não foi localizada.
O jovem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para a sede do Grupo Especializado de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) em Campo Grande.
Especial para Terra