Pages

domingo, 4 de dezembro de 2011

SHOW DE PRÊMIOS DA ACS.


Show de prêmios é adiado para o dia 10


Coronel Nabuco e cabo Aparecido Lima, da PM (Foto: Divulgação)DOURADOS – Foi adiado para o dia 10 de dezembro, sábado, às 13h, o show de prêmios que está sendo promovido pela Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar. Estava agendado para acontecer no dia 4. O cabo da PM Aparecido Lima, presidente da Associação, diz que as cartelas continuam a venda, no valor de R$ 30. Serão sorteados 11 motocicletas, dois refrigeradores duplex, dois televisores LCD de 32 polegadas e um computador. O sorteio será acompanhado e controlado pelo computador, de tal forma que todas as cartelas vendidas concorrerão ao sorteio, mesmo que os compradores estejam ausentes.

MS SONHA COM O PROGRESSO NA SEGURANÇA


Carros da Polícia Militar recebem computador de bordo, no Sul do ES

Carros da Polícia Militar de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ganharam computadores de bordo, nesta semana. Ao todo, 42 veículos já estão com os computadores instalados e 150 policiais foram treinados para utilizar o equipamento. Segundo o sub-comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Willian Souza Neves, a instalação dos computadores aumenta a eficácia no atendimento às ocorrências.
“Agora é quase instantâneo o recebimento de informações. Antes o patrulheiro teria que passar as informações para um atendente do Ciodes, e agora o processo está mais rápido, recebemos tudo pelo computador de bordo”, afirma.
De acordo com a polícia, mais 13 automóveis serão equipados em breve. “Os outros policiais também vão saber o que os outros estarão atendendo e poderão ajudar”, diz o sub-comandante.
Fonte: Globo Vídeos

DIA NACIONAL DO PERITO CRIMINAL


Peritos celebram dia nacional dedicado à categoria com seminário e lançamento de livro
| Daniela de Matos Moralles
Foto: Kayke Niz
        Campo Grande (MS) – A Associação dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (APOMS) encerrou nesta sexta-feira (2) a XII edição do Seminário Regional dos Peritos Oficiais de MS, durante solenidade no auditório do SEBRAE, em Campo Grande. O evento, iniciado na quinta-feira, comemora o Dia Nacional do Perito Criminal (4)  e reuniu profissionais da Capital e interior, comunidade jurídica e sociedade civil visando promover a integração entre peritos oficiais e demais profissionais da Segurança Pública e do direito.

       Durante dois dias, foram debatidos temas pertinentes a área pericial, capacitação continuada de seus integrantes, além do lançamento do livro, de autoria do perito criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias, Amilcar da Serra e Silva Neto e exposição de Equipamentos e Tecnologia Aplicadas. O encontro contou com a parceria com Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

        O presidente da Associação Brasileira de Peritos Criminais, Iremar Paulino ressaltou a importância da perícia como objeto de defesa da cidadania. “A perícia não é um instrumento de defesa ou da acusação, e sim instrumento da verdade que ao materializar um crime e definir sua autoria, influencia em um dos principais direitos e garantias fundamentais, o direito a liberdade”, disse
O presidente da Associação Brasileira de Peritos Criminais (ABC), Iremar Paulino
        O delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, parabenizou a categoria pela data e pela atuação de seus profissionais. “Mesmo frente a algumas dificuldades a categoria tem avançado muito em nosso Estado, destacando-se pela qualidade e precisão dos laudos e trabalhos apresentados em nível nacional e internacional”, disse Razanauskas.

      Segundo o coordenador-Geral de Perícias, perito criminal Alberto Dias Terra, o dia 4 dezembro homenageia o perito criminal Otacílio de Souza Filho, morto durante a realização de uma perícia em local de difícil acesso no Estado de Minas Gerais, sendo oficializa em 2008.

      “Somente conseguiremos atender a demanda atual de perícias de maior complexidade se unindo novas tecnologias a um programa de treinamento sistemático de nossos profissionais”, destacou Terra ao falar sobre a capacitação dos profissionais, aliada às novas tecnologias. 
      Encerrando as comemorações alusivas ao Dia Do Perito, hoje, domingo (4) às 19 horas, haverá uma missa em ação de graças aos´profissionais  na Paróquia São João Bosco, localizada na Rua São Paulo, 1277, bairro Vila Célia.
          Livro
      O livro “Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta”, lançado nesta sexta-feira, de autoria do perito criminal Amilcar da Serra e Silva Neto, é uma edição aperfeiçoada de uma apostila adotada pelo autor em aulas de perícia criminal na Academia de Polícia Civil (Acadepol). “Achei que era hora de apresentar este material que coletei durante estes 23 anos de trabalho. Muito do que está no livro, as fotos e diagramas, fizeram parte da apostila que produzi para as aulas na Acadepol”, esclarece o perito. 
O perito criminal Amilcar da Serra e Silva Neto, autor do livro "Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta”
     A publicação possui duas partes: a primeira, através de exemplificações fictícias, situa o leitor no ambiente pericial mostrando seu potencial como ferramenta na solução de crimes, ao mesmo tempo em que apresenta uma metodologia a ser adotada quando do desempenho dessa atividade. A segunda parte, de forma modular, apresenta os diversos tipos de abordagens a serem realizadas quando de um levantamento de local de morte violenta, fornecendo as células que devem compor a arquitetura final do trabalho pericial.

      O livro tem 170 páginas, voltado para profissionais da perícia, advogados, promotores, delegados e outros que atuam na área crminal. “Nele contém a interpretação de vários tipos de crimes através da ótica da perícia criminal”, resume o autor.
       Veja aqui mais fotos do Seminário.


André Farinha