Pages

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PM ABRE PROCESSO SELETIVO PARA SGT


PM abre processo seletivo para Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
| Aline Morais
Campo Grande (MS) – O Comando-Geral da PMMS lançou edital de processo seletivo interno para os segundos-sargentos que desejam fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). As inscrições devem ser feitas no site da instituição entre os dias 16 e 22 de janeiro.
O CAS tem como finalidade aperfeiçoar o segundo-sargento no comando de destacamentos e guarnições, bem como no assessoramento de oficiais na administração do quartel e formação de policiais. É requisito obrigatório para a promoção à graduação de primeiro-sargento.
Os interessados precisam ser segundo-sargento da ativa; não estar designado ou convocado; ter comportamento classificado no mínimo como bom; ensino médio completo; carteira de habilitação no mínimo categoria B; não estar licenciado para tratar de interesse particular; não ser réu em ação penal comum pela prática de crime doloso; ter parecer apto no teste de aptidão física; não ser considerado evadido ou reprovado em ciclo anterior do Sistema Virtual EAD da Senasp/MJ; possuir conta de e-mail e ser aprovado em todas as fases do processo seletivo.
Estão sendo disponibilizadas 356 vagas cujo preenchimento obedece à ordem decrescente de antiguidade e depende da aprovação nas três fases do concurso: inscrição, aprovação em exame de saúde e efetivação da matrícula.
As inscrições devem ser feitas no www.pm.ms.gov.br de 16 a 22 de janeiro. Os policiais militares que se candidatarem e tiverem cumprido todas as exigências terão nome publicado em edital da 3ª Seção do Estado Maior (PM-3), no Boletim do Comando-Geral (BCG). O exame de saúde será realizado pela Policlínica e, para poder continuar no processo seletivo, o segundo-sargento precisa ser considerado apto.
A matrícula, de 26 a 28 de janeiro, deve ser feita no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, na rua Marina Luiza Spengler, 240, bairro Ana Maria do Couto. Para efetivar a matrícula, o candidato precisa levar original e cópia de comprovante de residência; fotocópia de estar quite com as obrigações eleitorais; fotocópia de cédula de identidade militar, de certidão de nascimento ou casamento; fotocópia de certificado de conclusão do ensino médio; original e cópia de CNH; duas fotos 3x4 recentes, de frente, fardado e com cabeça descoberta; certidões de classificação de comportamento, de comprovação de não estar convocado ou designado, relativa a existência ou não de processos administrativos, que  comprove não estar licenciado para tratar de interesses particulares, negativa criminal comum e de aprovação no TAF semestral; cópias de certificados de conclusão de cursos de conclusão do sistema virtual EAD/Senasp; e ofício-padrão de apresentação expedido pela unidade de origem do candidato.
O CAS terá início no dia 28 de fevereiro com a apresentação dos candidatos no CFAP. Serão 430h/aula, incluindo aulas teóricas presenciais e virtuais e aulas práticas. Os alunos-sargentos serão avaliadas mediante provas, trabalhos individuais ou em grupo e atividades realizadas em sala ou em ambiente externo.
Entre as disciplinas estão as de conhecimento - como filosofia dos direitos humanos aplicadas à atuação policial, português instrumental e análise criminal - e as de habilidade e conhecimento específico que incluem tiro policial, emprego da tecnologia da informação na PM, doutrina e atividade de polícia ostensiva.
O curso faz parte da filosofia de comando da PMMS que valoriza o policial, prima pela constante qualificação profissional e trabalha em prol da progressão funcional do policial militar.

PM DO CEARA ESTA AQUARTELADA


A Justiça do Ceará determinou a suspensão imediata da greve dos policiais e bombeiros militares do estado, que se arrasta desde 29 de dezembro. "Embora reconhecendo o direito dos militares em buscar a melhoria de suas condições de trabalho, não se pode perder de vista a supremacia do interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial, assegurando o atendimento sem prejuízo à comunidade", explicou a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, do TJ-CE.

A desembargadora também determina que todos os veículos oficiais, quartéis e quaisquer outros prédios ou instalações militares que estejam na posse dos grevistas sejam reintegrados ao estado. Caso a decisão seja descumprida, cada uma das associações terá de pagar multa diária de R$ 15 mil, bem como de R$ 500 para cada militar.

A ação foi apresentada pelo estado de Ceará e tinha como alvo a Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspremece) e a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (Acsmce). De acordo com o pedido, os manifestantes não têm direito à greve, tendo em vista que exercem funções consideradas essenciais à população, conforme prevê a Constituição Federal e o Estatuto dos Militares cearenses.

Segundo o estado do Ceará, os manifestantes retiveram ilegalmente as viaturas, inviabilizando o acesso aos quartéis invadidos e apropriaram-se indevidamente de bens públicos. Ao analisar o caso, a desembargadora entendeu que "resta evidenciado o impedimento constitucional à realização de greve pelos militares, ante as peculiaridades e a essencialidade dos serviços por estes desempenhados".

Os policiais reivindicavam reajuste salarial e aumento do número de policiais. Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-CE.


DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

DELEGADO PRENDE JUIZ EMBRIAGADO E É EXONERADO



Há 80 dias, Miguel acusou Francisco Orlando de Souza, magistrado do Tribunal de Justiça, de dirigir sem habilitação, embriaguez ao volante, desacato, desobediência, ameaça, difamação e injúria.

O governo nega qualquer relação entre a exoneração do delegado e o incidente.

Souza discutiu no trânsito com um motorista e ambos pararam no 1º DP de São Bernardo do Campo (ABC Paulista) para brigar, mas foram impedidos pelo então delegado.

Apesar da repercussão, o caso não foi investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. Dez dias após o incidente, o juiz foi promovido a desembargador pelo TJ.

Por conta do caso, o presidente do TJ paulista, José Roberto Bedran, pediu para a Secretaria da Segurança Pública criar a função de “delegado especial” para cuidar de casos envolvendo juízes. O pedido não foi atendido.

“Estou surpreso com a exoneração. Não sei os motivos da decisão do governador e não tive direito de defesa”, disse o ex-delegado.

Segundo o ato, Miguel foi exonerado por não ser aprovado no estágio probatório de três anos. Ele chegaria ao fim dessa fase em 30 de janeiro.

Desde 2008, quando entrou na polícia, Miguel foi alvo de três apurações na Corregedoria. Em todas, ele obteve pareceres favoráveis.

Miguel era plantonista quando apartou a briga, em outubro. Segundo o delegado, o juiz gritou várias vezes: “Você não grita assim comigo, não! Eu sou um juiz!”.

O desembargador afirmou ontem que não sabia da exoneração e que “tudo não passou de um mal-entendido”.

Souza disse ainda ser alvo de apuração na Corregedoria do TJ. A assessoria do órgão disse não ter acesso aos documentos da investigação “porque ela é sigilosa e por conta do recesso do Judiciário”.

Folha


DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

"AI SE EU TE PEGO" CAI COMO PARAQUEDAS PARA MILITARES


Um vídeo não datado que circula na internet mostra um grupo de paraquedistas israelenses dançando a coreografia da música “Ai Se Eu Te Pego”, do cantor brasileiro Michel Teló.
Segundo o site Ynetnews, de Israel, o vídeo vazou na internet, mas foi removido após as Forças de Defesa de Israel serem questionadas sobre o fato. O site, porém, conseguiu o vídeo, que voltou a circular na rede.
Nas imagens, 11 soldados aparecem dando início a uma atividade de rotina em um campo de treinamento, onde é possível ver bandeiras palestinas ao fundo, quando começam a dançar o hit brasileiro.

Outros

A dança de militares não para por aí. No Brasil militares também foram filmados dançando o Hino Nacional.
Confira o vídeo