Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PM AMEAÇA PARAR NO CARNAVAL



Em clima de greve, policiais militares do Rio negam envolvimento com políticos

Movimento grevista foi acusado pelo comandante-geral de ser politizado


Jornal do Brasilsexta-feira (13/01) com o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, para expor as exigências do movimento grevista. Desde o sucesso da paralisação da categoria no Ceará, a PM fluminense tem se unido cada vez mais para tomar o mesmo rumo.  Como Erir Ribeiro tem bom relacionamento com a tropa, sua ideia original era levar as reivindicações dos policiais ao governador Sérgio Cabral. 
As eleições municipais deste ano, no entanto, já figuram como o principal obstáculo dos grevistas. O governador teme que seus adversários políticos se aproveitem da mobilização e usá-la como palanque contra a reeleição de Eduardo Paes, por isso já indicou ao comandante-geral que terá pouca tolerância com uma possível paralisação do dia 11 de fevereiro. Em contrapartida, os líderes da greve garantem que não têm qualquer vínculo político com adversários do governo. 
“Está claro para os líderes da greve que o governador Sérgio Cabral não é nosso inimigo. Nós estamos defendendo a nossa categoria, e não enfrentando o governo. Tanto é que, se nossos pedidos forem atendidos, não vai haver greve”, explica o cabo Joao Carlos Soares Gurgel, um dos líderes do movimento grevista. “É claro que não podemos ser hipócritas. Estamos falando de milhares de policiais militares. Alguns podem realmente ser abertamente contra o Sérgio Cabral e simpatizar com seus rivais, mas esse não é o espírito do nosso movimento. 

Policiais militares ameaçam parar as atividades em fevereiro, pouco antes do carnaval

Apesar de ter maioria absoluta na Assembleia Legislativa e na Câmara, os políticos aliados de Sérgio Cabral têm pouco ou nenhum diálogo com os policiais militares. Hoje, as principais vozes da categoria no legislativo são de oposição, como o major reformado Paulo Ramos (PDT) e os irmãos Flávio e Carlos Bolsonaro (ambos do PP). O próprio cabo Gurgel, que foi candidato a deputado estadual em 2010 pelo PTB e pode se candidatar a vereador neste ano, foi atacado pelo comandante-geral por supostamente usar a greve a seu favor. 


"Se eu chegar na reunião e tiver essas pessoas (com envolvimento político), eu vou dizer isso na cara deles, que eles são aproveitadores. Não estão vendo o interesse da corporação e sim o deles", disse o coronel Erir Ribeiro, durante uma entrevista coletiva na última quinta-feira (12/01). Para Gurgel, a declaração foi uma tentativa de desqualificar os grevistas. 
“O que eu tento deixar claro é que eu não sou um político. Eu sou um policial militar escolhido por outros policiais para representar a categoria. Tanto que sou apenas um porta-voz dos grevistas, e não um líder absoluto na força. A insatisfação com as atuais condições de trabalho não foram inventadas por mim, estão todas lá”. 
Apoio popular
Vítimas constantes de ataques do crime organizado, donos do pior salário da categoria em todo o país e trabalhando em jornadas semanais de 72 horas, os policiais militares que se mobilizam pela greve enfrentam outro problema: a falta de apoio popular da corporação, cuja imagem acabou manchada pelas milícias e casos recorrentes de corrupção.  Para ganhar a simpatia do povo, os policiais pretendem expor as condições precárias nas quais vivem. 
“Quem está revoltado é o policial militar justo e honesto, o policial que não recebe propina. O corrupto está feliz com as coisas da maneira que estão. Ele não gasta quase metade do salário dele com transporte, já que nós não temos vale-transporte, ele não fica sem dinheiro no fim do mês, ele é favorecido. Infelizmente, quem está de fora acha que todo policial militar é bandido, mas isso só diz respeito a uma parte pequena da corporação”, garante Gurgel, que busca o apoio dos bombeiros. 
“A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são regidos pela mesma legislação, eles são os nossos co-irmãos. Além disso, os bombeiros têm uma imagem muito positiva com a sociedade e simpatizam com as nossas reivindicações. Eles estão juntos no movimento”. 

OAB - APROVADOS EXAME DE ORDEM

OAB divulga aprovados no V Exame de Ordem




A OAB divulgou a relação definitiva dos aprovados na segunda e última fase do V Exame de Ordem Unificado. Prevista para a próxima segunda-feira, a divulgação da lista foi antecipada para a noite anterior. Veja a relação dos novos advogados clicando aqui em OAB-FGV.

PM REALIZA SONHO EM NOVA ANDRADINA

Levada em viatura da PM no dia do aniversário, mulher diz que realizou seu sonho em MS. Elizângela ganhou flores do padrasto e passeio em viatura da PM
 
 
 
 
Ser levado por policiais em uma viatura da Polícia Militar. Você dificilmente imaginaria que alguém tivesse um sonho de infância desses. 

Em Nova Andradina (MS), cidade 170 km distante de Dourados, o comandante e a tropa do 8º Batalhão da PM  foram surpreendidos nesta semana com o inusitado pedido feito por um senhor chamado Antônio Carlos: presentear a filha Elisângela, que completou 26 anos ontem, realizando o desejo dela. 

Surpresa com o presente, Elisângela, que é casada e trabalha em um frigorífico, disse que valeu esperar pelo sonho agora realizado: "Sempre que passava uma [viatura] eu dizia que estaria um dia lá com os policiais". 

O comandante do 8º BPM também gostou de saber que pessoas como ela admiram o trabalho da PM, muitas vezes criticado. "Esta jovem ajudou a esclarecer que nós somos cidadãos comuns e existimos para contribuir para uma sociedade mais justa, humana e segura", disse o tenente-coronel Flávio Katumi Nishikawa, afirmando que pedidos do gênero serão sempre atendidos, desde que não  prejudiquem eventuais ações da PM.

Confira este e outros assuntos no portal Marco Eusébio in Blog - Entrelinhas da Notícia parceiro da Agência de Noticias – Aquidauana News. Click Aqui