Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GREVE NA POLICIA DA BAHIA

Wagner convoca grevistas a voltarem ao trabalho























Na noite desta sexta-feira (3), o governador Jaques Wagner fez um pronunciamento em rede estadual de rádio e TV para apresentar as providências que o Governo da Bahia adotou e está dando continuidade para conter os atos de vandalismo que se espalharam pelo estado, a partir da ação de uma associação não reconhecida de policiais militares. 
Entre as medidas adotadas, reforçam a segurança pública estadual 2.350 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Neste sábado (4), se somarão a este contingente mais 600 homens. Wagner também conclamou todos os profissionais da Policia Militar a retomarem a normalidade dos seus trabalhos. 
O governador afirmou que as famílias baianas podem ficar tranquilas. “Estamos tomando todas as providências para garantir a segurança dos nossos cidadãos”. Segundo Wagner, o governo agiu imediatamente e com todo rigor “para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso estado”. Ele disse que não aceita que “um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a população”.
De acordo com o governador, a partir de uma solicitação direta à presidenta Dilma Rousseff desembarcaram na Bahia, na quinta-feira (3), os primeiros contingentes da Força Nacional de Segurança que, juntamente com as Forças Armadas, já estão nas ruas para garantir a paz. “Não esperava outra atitude da nossa presidenta Dilma, defensora da democracia como eu”. Wagner disse que não se pode conviver com o movimento decretado ilegal pela Justiça baiana e que 12 mandatos de prisão foram emitidos. 
Sobre as negociações com as associações que têm legitimidade para representar a corporação, o Wagner afirmou que o Governo sempre esteve aberto para o diálogo. “Foi com democracia que garantimos conquistas importantes como o aumento real do salário, investimos na compra de quase três mil viaturas e mais de 9 mil homens foram incorporados ao efetivo policial”.
O governador enfatizou ainda que os gestores estaduais, ele inclusive, têm a consciência de que é preciso melhorar as condições de trabalho das polícias. “Vamos seguir em frente trabalhando com muita determinação para garantir a segurança pública e a tranquilidade do povo baiano”. Para o governador, “a PM do estado da Bahia, centenária milícia de bravos e defensora da paz, não pode se transformar num instrumento de intimidação e desordem”. 


PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DA BAHIA 

JAQUES WAGNER - 03/02/2012 

BOA NOITE BAIANAS E BAIANOS. 

TEMOS VIVIDO NOS ÚLTIMOS DIAS MOMENTOS DE INTRANQUILIDADE NA CAPITAL E 
EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR. QUERO TRANQUILIZAR VOCÊ E SUA FAMÍLIA. 
ESTAMOS TOMANDO TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS NOSSOS CIDADÃOS. 
AGIMOS IMEDIATAMENTE, E COM TODO RIGOR, PARA CONTER AS AÇÕES DE UM 
GRUPO DE POLICIAIS QUE, USANDO MÉTODOS CONDENÁVEIS  E DIFUNDINDO O 
MEDO NA POPULAÇÃO, CHEGOU A CAUSAR DESORDEM EM ALGUNS PONTOS DO 
NOSSO ESTADO. 
  
ONTEM MESMO, A PARTIR DE UM PEDIDO DIRETO A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF, 
DESEMBARCARAM NA BAHIA OS PRIMEIROS CONTINGENTES DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA QUE, JUNTAMENTE COM AS FORÇAS ARMADAS, JÁ ESTÃO NAS RUAS PARA GARANTIR A PAZ. 
  
HOJE ESTÃO PRESENTES, REFORÇANDO O POLICIAMENTO, 2350 MILITARES DO 
EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA. AMANHÃ SE SOMARÃO  A ESTE CONTINGENTE MAIS 600 HOMENS. 
NÃO ESPERAVA OUTRA ATITUDE DA NOSSA PRESIDENTA DILMA, DEFENSORA DA 
DEMOCRACIA COMO EU. E SABEDORA DE QUE A DEMOCRACIA É O TERRITÓRIO DO 
IMPÉRIO DA LEI. E PORTANTO NÃO PODEMOS CONVIVER COM O MOVIMENTO 
DECRETADO ILEGAL PELA JUSTIÇA BAIANA, ALÉM DISSO, 12 MANDATOS DE PRISÃO FORAM EMITIDOS. PORTANTO CONCLAMO A TODOS OS PROFISSIONAIS DA POLICIA MILITAR A RETOMAREM A NORMALIDADE DOS SEUS TRABALHOS.  
O GOVERNO SEMPRE ESTEVE ABERTO PARA A NEGOCIAÇÃO. FOI COM DEMOCRACIA QUE GARANTIMOS CONQUISTAS IMPORTANTES, COMO  O AUMENTO REAL DO SALÁRIO, INVESTIMOS NA COMPRA DE QUASE TRÊS MIL VIATURAS E MAIS DE 9 MIL HOMENS FORAM INCORPORADOS AO EFETIVO POLICIAL. APESAR DE TODOS ESSES ESFORÇOS SEI QUE AINDA NÃO ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO 
IDEAL E VAMOS SEGUIR TRABALHANDO FIRMEMENTE PARA MELHORAR AS 
CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS POLÍCIAS.  
ESTAMOS ABERTOS AO DIÁLOGO. MAS O QUE NÃO ACEITO É QUE UM PEQUENO 
GRUPO, DE FORMA IRRESPONSÁVEL, COMETA ATOS DE DESORDEM PARA ASSUSTAR A POPULAÇÃO. CONTINUAREI FIRME CONTRA ESTE TIPO DE ATITUDE.  
A PM DO ESTADO DA BAHIA, CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS E DEFENSORA DA 
PAZ, NÃO PODE SE TRANSFORMAR NUM INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO E DESORDEM.  
VAMOS SEGUIR EM FRENTE TRABALHANDO COM MUITA DETERMINAÇÃO PARA 
GARANTIR A SEGURANÇA PÚBLICA E A TRANQUILIDADE DO POVO BAIANO. CONTEM COM O SEU GOVERNADOR


BOA NOITE E MUITO OBRIGADO.





Falta de investimento 
Logo após o pronunciamento do governador esta noite em cadeia de rádio e televisão, o deputado federal ACM Neto afirmou que Jaques Wagner deveria “pensar menos em ações midiáticas” e trabalhar mais para pôr fim à greve dos policiais militares. 



















“Ele (Jaques Wagner) deveria reconhecer que, desde que tomou posse, maltrata os policiais Um exemplo do que estou falando é o empenho do governador para impedir a aprovação da PEC 300, proposta que cria um piso nacional para os policiais militares.”

ACM Neto, que é líder do DEM na Câmara, afirmou ainda que o governador aproveitou o seu pronunciamento para camuflar a falta de investimento na segurança pública. "Outro detalhe que me chamou a atenção foi o fato de o governador afirmar que um pequeno grupo é responsável pela paralisação. Pergunto: por que então os policiais
não estão nas ruas? Se o contingente grevista é tão pequeno, como disse o governador, por que ele precisa chamar a Força de Segurança Nacional? É evidente que Jaques Wagner perdeu totalmente o controle sobre a situação", disse ACM Neto.

Segundo o deputado, o governador demorou a agir. “No fundo, acho que ele não acreditou na mobilização dos policiais. No primeiro dia do movimento, ele deveria ter deixado a comitiva presidencial e retornado à Bahia.” “Infelizmente, ele não fez isso e, hoje, a Bahia é notícia em todo o mundo pelo caos na segurança pública, pelos arrombamentos em lojas e outros estabelecimentos comerciais, pelo medo da população de ir às ruas e pelo número absurdo de assassinatos”, disse o parlamentar.


Fotos: Gilberto Júnior// Bocão News