Pages

sábado, 17 de março de 2012

GREVE


Policiais civis de MS decidem em assembleia fazer greve a partir de 16 de abril

Correio do Estado 

A Polícia Civil entra em greve no dia 16 de abril conforme decisão tomada em assembleia realizada ontem pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol). A greve é em prol da aprovação da Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 300, que institui um piso nacional para policiais militares, civis e bombeiros. O projeto está parado no Congresso Nacional e não há data prevista para que seja votado.

O presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa da Silva explica que a greve também é um meio de pressionar os governos estaduais e ajudarem na aprovação da PEC. No entanto, a estratégia pode não funcionar, como aconteceu na Bahia, onde a PM parou por 12 dias, período em que ocorreram cerca de 150 homicídios. Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro também enfrentaram paralisações.

Um dos problemas é que, se aprovada PEC, quem vai arcar com as despesas do cumprimento do piso a ser estipulado são os Estados. "O que queremos é que o governo assuma sua responsabilidade e que a União ajude os Estados", disse Silva. Ele explica que a PEC, se aprovada, cria um fundo que servirá de suporte para o pagamento dos salários.