Pages

segunda-feira, 26 de março de 2012

DE QUEM É A CULPA?


A CULPA É DA POLÍCIA PELA ESCALADA DA VIOLÊNCIA?
















"A Polícia não pode servir de bode espiatório para os males que afligem a sociedade"

 Diariamente escuto  que "a culpa é da Polícia" quando se fala no aumento da violência e da criminalidade. Os índices de ocorrência policiais a cada ano também aumenta, as estatísticas comprovam que os números de ações delituosas nas cidades estão aumentando, os crimes de maiores repercussões como homicídio, assaltos e roubos também já são noticiados com mais frequência, com tudo isso vem à pergunta inevitável, o que mudou? Qual o motivo desse aumento? Quem é o culpado? E tantas outras perguntas que tentam entender esse problema. 
A violência e a criminalidade aumentam em países que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e de classe e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano dos habitantes das grandes cidades é violenta. Uma das causas do crescimento da violência urbana no Brasil é a aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito á noção de cidadania. 
As polícias fazem o seu serviço diuturnamente, apesar de todas as deficiências de efetivo, equipamentos, de salário, e de reconhecimento da própria sociedade, onde o policial doa o seu maior bem, que é a vida, para assegurar a essa mesma sociedade uma melhor sensação de segurança e bem estar. As prisões estão abarrotadas, e os flagrantes, prisões e ações policiais são diárias. 

Se a impunidade no Brasil é uma constante, por temos uma legislação em muitos casos que não alcança os nossos anseios, se o sistema prisional é uma calamidade e a impunidade é uma constante, o problema não é oriundo dos órgãos policias, que mesmo com todos estes entraves tentam fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. No Brasil, a principal ação errada, que antecede a violência e a criminalidade é o desrespeito. 

O desrespeito é produto das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais, etc. É de desrespeito em desrespeito que as pessoas acumulam tensões nervosas que, mais tarde, explodem sob a forma de violência, ou seja, a má educação, a falta de raízes familiares fortes e o amor fraterno, entre outros fatores, prevalecem hoje na conduta do ser humano em sociedade. Assim como a família, a escola tem um papel fundamental na sociedade, pois é na escola que se aprende a conversar, a interagir em grupos, a resolver conflitos fora do lar, e mesmo a discutir. 

A Escola é o lugar das palavras, onde se aprende a escrever e a ler. A violência é a impossibilidade da palavra, acontece quando se recusa a palavra para resolver com armas alguma coisa que poderia ser conversada. Portanto, devemos buscar as causas que produzem o fator violência, através de políticas públicas, voltadas ao social, fortalecendo os laços familiares e a sua estrutura, para que, juntos, possamos ter uma geração mais sadia, mais amada e mais responsável com suas obrigações como cidadãos. 

E a culpa é da polícia? 

Texto do Major dO Moacir Gomes - CAMOCIM POLICIA 24HS

A CULPA É DA POLICIA?


 
Se morre alguém, a culpa é da polícia.
Se o bandido foi solto pela justiça, a culpa é da polícia.
Se o mandado de prisão demora a sair, a culpa é da polícia.
Se o bandido desaparece, a culpa é da polícia.

Se o bandido é morto durante um tiroteio, a polícia é culpada: “coitadinho do criminoso!”.
Se ele sobrevive, a polícia é inoperante, pois “deveria ter acabado com ele”.

Se a polícia age com rigor para manter a ordem, é truculenta.
Se não agir com rigor, é muito mole.

Se a polícia estava presente na hora do fato, é cúmplice.
Se não estava, é omissa.

Se revista um suspeito, desrespeita o direito do cidadão.
Se não revista, “faz vista grossa”.

Se prende pobre, é injusta.
Se prende rico, “é porque quer aparecer”.

Se prende um ladrão, tem que apresentar provas.
Mas, se o ladrão diz que foi o policial quem o torturou, o extorquiu e o roubou, o policial é preso e expulso da Polícia. Mesmo sem provas.

ALEXANDRE DE SOUSA - Diário de um PM