Pages

quarta-feira, 11 de julho de 2012

POLICIA VOTA EM POLICIA


As eleições para prefeito e vereador se aproximam. Em todos os municípios, alianças político-partidárias foram formuladas, apoios foram anunciados, candidatos estão sendo escolhidos pelos eleitores – através de critérios variados. Para nós, policiais, fica a pergunta: o que podemos fazer para tirar o máximo de proveito deste momento tão importante para a democracia?
Muitos dirão que as atuais eleições só interessam, enquanto categoria, aos guardas municipais, única força que está diretamente ligada aos municípios no Brasil. Ledo engano. Veja 4 motivos para você, policial, votar em um policial:
1. É o governo municipal quem decide por benefícios diretos aos policiais – descontos ou gratuitade de transporte público, acesso a eventos e outros benefícios sociais. Além disso, não é raro que as prefeituras se relacionem diretamente com as polícias, quando estas atuam em ocasiões sob gerência do poder público municipal. Qualificar este relacionamento é muito importante;
2. O município pode, e deve, fazer muito pela segurança pública. Além das guardas municipais, que na prática atuam em forma de policiamento, ações sociais de prevenção à violência competem às prefeituras – da educação básica ao centro de recuperação de dependentes químicos. É fácil reclamar que “apenas a polícia é cobrada” pelos problemas de segurança pública. Eleger representantes (policiais) que colaborem com o trabalho policial é uma boa forma de reduzir este fardo;
3. Eleger policiais prefeitos ou vereadores é uma boa forma de impulsionar estes representanes para as eleições de 2014, em que se escolherão os deputados estaduais, federais, governadores e senadores, além do Presidente da República. Policiais estaduais e federais que votam em policiais nestas eleições podem aferir o desempenho dos seus candidatos e fortalecê-los para o pleito de 2014;
4. Todos os dias de sessão da câmara de vereadores o policial representante terá a tribuna da casa para falar por quem lhe representa. Não é muito difícil que a grande mídia dê repercussão ao discurso. No caso do prefeito, conceder uma entrevista que tenha visibilidade é ainda mais fácil. Nada mal para uma categoria que clama por voz.

Qual é a nossa força?

Tomando por base alguns levantamentos feitos no país, o total de profissionais de segurança pública no Brasil fica entre 650 e 700 mil. Se cada policial possui uma família com mais quatro integrantes votantes – o que inclui outros tipos de relacionamento – temos quase dois milhões e meio de votos. Isto é mais do que os votos adquiridos pelo atual prefeito de São Paulo-SP, a maior cidade do Brasil. O dobro dos votos do adquiridos pelo atual prefeito do Rio de Janeiro-RJ, e mais de quatro vezes a quantidade de votos que recebeu o atual prefeito de Belo Horizonte.
Vale a pena fazer um levantamento em seu município, e analisar quantos votos podem ser conseguidos com a união dos seguintes profissionais:
- Policiais Militares;
- Bombeiros Militares;
- Policiais Civis;
- Guardas Municipais;
- Agentes de Trânsito;
- Agentes Penitenciários;
- Policiais Federais;
- Policiais Rodoviários Federais.

POLICIA COMUNITARIA


Dourados e Paranaíba terão Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inicia na próxima segunda-feira (16) duas novas turmas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A formação dá continuidade ao cronograma de cursos previstos para este ano baseados na filosofia do policiamento comunitário.
A capacitação será realizada simultaneamente em Dourados e Paranaíba e atenderá cerca de 50 participantes por turma. As aulas acontecem em período integral, seguem até dia 20 de julho, e serão realizadas nas sedes dos Batalhões da Polícia Militar dos municípios.
Com carga horária de 40 horas/a, o curso de Promotor de Polícia Comunitária visa sedimentar a Filosofia da Polícia Comunitária no Estado, buscando mecanismos de aproximação entre Polícia e Comunidade. Entre os temas abordados estão: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, órgão da Sejusp responsável pela realização dos cursos, além da capacitação para Promotor, no mês próximo mês será formada  em Campo Grande uma turma do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária.
Para participar das atividades, os profissionais de segurança pública deverão ser indicados pelas respectivas instituições.  Mais informações podem ser obtidas  Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, através do telefone 3318-6800.
Sejusp