Pages

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CRIME


A valorização do crime




Alguns fatos recentes me fizeram perguntar se vale a pena ser policial no Brasil. Se não tivesse a vocação pela profissão e apenas a satisfação pessoal em exercê-la bem, eu seria mais um policial, entre muitos, estudando para sair da instituição. Aos que estudam para entrar peço que analisem bem seus motivos para exercer a profissão. Analisem alguns desses fatos recentes.



Fato 1

Uma mulher com ficha criminal extensa e mais dois homens entram em confronto com a polícia durante um assalto no Rio de Janeiro. Saldo total do confronto: três ladrões mortos, quatro armas apreendidas, nenhum policial ferido e nenhuma vítima ferida (havia cerca de 20 funcionários no restaurante). Uma ação bem sucedida da Polícia Militar carioca e que só não foi perfeita porque alguns criminosos conseguiram fugir.

Porém, vejam o que a imprensa brasileira divulgou sobre o episódio, em detrimento dos policiais que arriscaram a vida para salvar as vítimas do assalto.


Fato 2
A palavra do policial no Brasil eu sabia que não valia muita coisa, mas mandar soltar o traficante e ainda devolver o dinheiro conseguido por ele através do tráfico foi demais! 

Enquanto isso, nos Estados Unidos, foi descoberto que todas as vítimas do tiroteio no Empire State, ocorrido na última sexta-feira, foram atingidas por policiais. Veja o tratamento da sociedade e do “Estado” com seus policiais após saber do fato: Vítimas do tiroteio no Empire State foram atingidas por policiais.

Todos sabem como seria o tratamento dado aos policiais caso esse fato tivesse ocorrido aqui no Brasil.
Fico pensando como policiais desmotivados se sentem ao prender um traficante ou agir para acabar com um assalto após ler essas matérias. Isso sem contar outros inúmeros casos semelhantes ocorridos pelo Brasil afora. 
Que sociedade é essa que além de não valorizar os policiais fazem de suas ações um circo? E ainda querem resultados...

A Polícia Federal está certa em continuar sua greve por valorização profissional, mesmo com a imprensa e o Governo jogando a população contra a instituição. Se o policial não se dá valor, quem dará?






VOCÊ VIU ESSE CARA: LIGUE 190