Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

OFICIAL DA PM É CONDENADO



Justiça condena oficial da PM por simular confronto e matar dois adolescentes

MP comprovou que policial colocou arma junto às vítimas para simular ataque inexistente


O tenente da Polícia Militar Ricardo Araújo Delgado foi condenado pelo Tribunal do Júri de Niterói a dez anos e seis meses de prisão por dois homicídios, e a um ano e dois meses por fraude processual (simular confronto). Os jurados aceitaram totalmente a sustentação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que pediu a absolvição de dois outros réus, os PMs Bruno César Pereira e Ronaldo Timóteo, suspeitos do segundo crime.
O MPRJ conseguiu comprovar que o policial militar colocou uma arma junto às vítimas para simular um confronto inexistente. Para o titular da Promotoria de Justiça junto à 3ª Vara Criminal - Júri, Leandro Silva Navega, o réu atirou nas vítimas de forma covarde e desmotivada.
Foi rejeitada a tese de legítima defesa apresentada pelo defensor do réu. Os dois jovens - um de 15 e outro de 16 anos - foram mortos na localidade de Cantagalo, em Niterói, região metropolitana do Rio, em março de 2009.
O Juiz da 3ª Vara Criminal, Peterson Barroso Simão, assinalou na sentença que cabia ao réu, como policial militar, "dar bom exemplo e defender o cidadão e a sociedade e não prejudicá-los. Ele desferiu disparo de armas de fogo de grosso calibre contra dois menores indefesos em avenida movimentada. Poderia abordá-los e detê-los sem necessidade de confronto armado".
Os jurados também reconheceram que o oficial colocou a arma no local. Segundo a sentença, a colocação da arma aconteceu "com o objetivo de confundir todo o trabalho policial e judicial, o que não condiz com a alta responsabilidade do cargo que ocupa". O juiz declarou também a perda judicial do cargo público pelo oficial.