Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM - QUESTÃO SEGURANÇA


ENEM 2012

Senhores, falta menos de uma semana para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e mais uma vez centenas de policiais militares da nossa Briosa Polícia Militar serão empregados na segurança das referidas avaliações.
Para ser mais específico, conforme foi esclarecido pelos oficiais que integram o BEF, “a missão da PM é ‘simples’: nós somos os responsáveis pelo recebimento, guarda, distribuição e recolhimento dos malotes, além da segurança externa”.
Até aí nenhum problema, pois “missão dada é missão cumprida”. Acontece que, como ocorre todo ano, haverá diárias, as quais serão pagas pelo MEC, e a maioria dos policiais não irá receber, como ocorreu no ano passado; e os que forem “agraciados” receberão apenas parte do valor integral.
Procuramos saber dos nossos colegas, policiais militares dos vizinhos Estados de Pernambuco e Sergipe (Comandantes de Unidades, bem como ocupantes de funções de assessoramento das suas instituições), se os policiais que forem trabalhar nas provas do Enem irão recebem diárias...  E as respostas foram quase que no mesmo sentido: “as diárias serão pagas pelo MEC, a PM [local] só vai repassar”.
A julgar pelo que vem acontecendo há alguns anos, aqui em Alagoas os militares que forem empregados serão – literalmente – roubados pelo comando; e eu, mais uma vez, estarei entre os lesados.

A imprensa alagoana, o Ministério Público (já que estamos diante da possibilidade de desvio do erário), o CONSEG (por inciativa do seu “cumpridor de metas”, o Dr Maurício Brêda), a Polícia Federal (já que envolve recursos federais), deveriam ficar de olho nessa situação, pois todo ano o dinheiro repassado pelo MEC não chega aos seus destinatários, que até reclamam, mas não são ouvidos. Quanto às provas dessa afirmação, basta solicitar da PMAL a relação dos militares empregados nos exames de 2011 pra baixo e os respectivos extratos bancários com a comprovação de depósito para os mesmos.
Já denunciamos aqui, na postagem “Detalhes sobre o esquema do ENEM” (clique aqui), os desvios que ocorrem com as diárias inerentes, e se, por hora, nada for feito quanto a isso, continuaremos a denunciar até que algo seja feito. “Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”.

SEGURANÇA É DETIDO COM FARDA DA PM


Segurança é detido com armas, munições, dinheiro e farda da PM

 
Flávio Verão e Sidnei BronkaShare on tweet

Ao todo foram apreendidos na residência do segurança 1 pistola 380, um rádio transmissor (estava na frequência da polícia), 12 munições calibre 38, 3 munições revolver 22, 11 munições de pistola 9mm, uma gandola da PM (farda), e um giroflex (sirene).(Foto: Sidnei Bronka)
Segurança de uma empresa privada de Dourados foi detido no início da tarde desta quarta-feira com várias armas, dinheiro, farda da Polícia Militar, giroflex e rádio transmissor.
Durante ronda numa estrada vicinal aos fundos do bairro Estrela Porã, com acesso à BR-463, saída para Ponta Porã, os policiais interceptaram Claudir Oliveira da Silva, de 32 anos, morador no Altos do Alvorada. Ele estava em uma moto Biz, com placas de Campo Grande.
Na vistoria, foi encontrado com ele um revólver calibre 38 municiado e R$ 2578 em dinheiro. Questionado pelos policiais, o segurança não deu detalhes sobre a arma e o dinheiro, sendo encaminhado à delegacia do 1º DP. A estrada que ele foi detido é conhecida como "transcabriteira", por ser uma rota utilizada para o contrabando e tráfico, vindo da fronteira.
Na delegacia, durante registro de Boletim de Ocorrência, o segurança ficou nervoso e segundo a polícia, entrou em contradição várias vezes em seu depoimento.
Os policiais decidiram ir até a casa dele e no local encontraram mais armas, inclusive duas réplicas de brinquedo, uma delas metralhadora.
Ao todo foram apreendidos na residência do segurança 1 pistola 380, um rádio transmissor (estava na frequência da polícia), 12 munições calibre 38, 3 munições revolver 22, 11 munições de pistola 9mm, uma gandola da PM (farda), e um giroflex (sirene).
Os policiais também aprenderam no local uma motocicleta de trilha, com motor adulterado.
Ao retornarem à delegacia com os objetos apreendidos, o segurança Claudir foi novamente interrogado. Ele se calou e segundo a polícia só irá falar diante de um advogado.
A polícia instaurou procedimento para apurar a procedência de todos os objetos apreendidos. O segurança está detido por posse de arma.