Pages

domingo, 20 de janeiro de 2013

POLICIA DE SERGIPE É A PRIMEIRA DO BRASIL A USAR OCULOS DE VISÃO NOTURNA



Equipamento permite enxergar até 5 km de distância em locais sem luz.
Óculos é igual ao que foi utilizado na captura de Osama Bin Laden.

Marina Fontenele e Fredson NavarroDo G1 SE

Óculos de visão noturna têm alcance de cinco quilômetros (Foto: Jadilson Simões/SSP/SE)Óculos de visão noturna têm alcance de cinco quilômetros (Foto: Jadilson Simões/SSP/SE)
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar de Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceiro dia do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado por forças policiais no Brasil, segundo o coordenador do GTA, major Fernando Góes.
Óculos de visão noturna têm alcance de cinco quilômetros (Foto: Fredson Navarro/G1 SE)Equipamento será usado por pilotos de helicóptero
da polícia (Foto: Fredson Navarro/G1 SE)
Os Night Vision Goggles (NVG) são importados dos Estados Unidos e fabricados apenas por duas empresas no mundo. O equipamento permite que pilotos de helicóptero enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.
O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e no treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, que são iguais aos que foram utilizados durante a operação das forças militares dos EUA para a captura do terrorista Osama Bin Laden.
O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança de voos. Para isso, 12 policiais foram aos Estados Unidos para receber treinamento teórico e prático.
"Os óculos vão ser essenciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. É um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana", afirma o piloto Fernando Telles.
Para ler mais notícias do G1 SE, clique emg1.globo.com/se/sergipe . Siga também o G1 SE no, no Twitter e por RSS.

0 comentários :

Postar um comentário