Pages

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FALTA POLICIA EM DOURADOS E TELEFONE NÃO FUNCIONA


Baixo efetivo dificulta PM atender toda a cidade; população reclama

 
Flávio Verão
Muitos moradores de Dourados estão revoltados. Neste final de semana, por exemplo, uma família da rua Humaitá, no Jardim São Pedro, passou sufoco depois que um marginal subiu no telhado da casa para praticar assalto. "Ligamos para a polícia, mas ninguém veio nos socorrer. Tivemos que reunir mais pessoas para espantar o assaltante", disse a moradora, que preferiu não se identificar.Conseguir atendimento da Polícia Militar via 190 nem sempre é fácil. A linha chama e chega a cair várias vezes e quando alguém atende do outro lado da linha nem sempre consegue dar uma solução para a ocorrência.

Ela conta que por volta das 20h20 de domingo estava na frente casa, na companhia de amigos quando ouviu um estrondo. "Corremos para o quintal e vimos um homem em cima da edícula. Ele iria pular para a nossa casa quando começamos a pedir por socorro", relata a moradora, que ligou para o 190. "O policial atendente fez um monte de perguntas e disse que iria ver a possibilidade de encaminhar alguma viatura", diz.
O homem não desceu do telhado e passou a intimidar a família. Desesperados, voltaram a ligar para a polícia. "O atendente voltou a fazer o interrogatório e em momento algum confirmou que encaminharia uma viatura para retirar o marginal de cima da casa", relatou a moradora, que também informou ao policial que na sua rua funciona um ‘comércio de drogas’.
Passaram-se 20 minutos e segundo ela o homem não desceu do telhado, quando pela última vez resolveu implorar pelo socorro via 190. "Se ligamos três vezes é porque precisávamos de ajuda, mas fomos ignorados", lamentou. O homem só foi embora depois de uma mobilização da vizinhança.
Indignada com a situação, a moradora questiona: "Deve ser porque ninguém se feriu, morreu, por isso que não atenderam o nosso chamado".
Outro lado
O coronel da Polícia Militar em Dourados, Ary Barbosa, disse ao Dourados Agora que nem sempre é possível atender todas as ocorrências. "Temos uma cidade de 200 mil habitantes e nosso efetivo é de 10 a 12 viaturas", disse ele. "Quando há várias ocorrências o atendimento se torna mais demorado", explicou.
Outro problema que se arrasta há muito tempo é a linha cruzada e a linha 'fantasma'. Segundo o coronel, ligações para o 190 de Dourados estão sendo transferidas para a Polícia Militar de outras cidades. "Já na linha fantasma a pessoa liga e o telefone chama até cair", disse Ary Barbosa, acrescentando que a discagem não estaria sendo encaminhada para o 190. "Já contatamos a operadora e o problema continua", finalizou.
DOURADOS AGORA