Pages

domingo, 9 de junho de 2013

Senasp / MJ



Prezado(a) Profissional de Segurança Pública,

A Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ está realizando pesquisa sobre a questão racial nas Instituições de Segurança Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que visa a identificação da incidência de práticas de racismo nas Instituições de Segurança Pública e das políticas colocadas em prática para lidar com a questão.

Através de um formulário cujo link será enviado por e-mail aos profissionais de segurança pública cadastrados na Rede EAD-SENASP, a pesquisa pretende obter informações anônimas, de forma mais ampla e aprofundada sobre a composição racial dos profissionais de segurança, buscando conhecer as atividades que realizam, experiências de preconceito, as condições que encontram para ingresso e progressão na carreira e no desempenho de suas atividades cotidianas, bem como as iniciativas institucionais para valorização profissional.

A pesquisa espera contribuir para dar visibilidade à questão do preconceito nas Instituições de Segurança Pública, razão pela qual também são abordados aspectos das relações profissionais entre brancos e pretos / pardos (negros) em cada uma das Instituições pesquisadas.

A colaboração de todos os profissionais de segurança pública é muito importante para a pesquisa. Reiteramos ainda que as respostas são anônimas, por meio do questionário online e devem ser feitas por um único acesso.

O questionário esta disponível até o dia 20 de julho de 2013.

Os resultados da pesquisa serão transformados em uma publicação e divulgados posteriormente no site do Ministério da Justiça.


Na expectativa de contar com a participação de todos os profissionais de segurança pública, antecipadamente agradecemos sua disponibilidade e colaboração também na divulgação.

Cordialmente,

Equipe Projeto Qualidade de Vida/Pesquisa "A Questão Racial nas Instituições de Segurança Pública"

Policiais socorrem gestante, levam para hospital e salvam mãe e filho



Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) durante policiamento ostensivo motorizado itinerante, realizada por volta das 16 horas de ontem, próximo ao trevo de Paranhos, se depararam com a pessoa de J.M. que estava com um veículo parado à beira da estrada pedindo socorro, e que informou que a esposa gestante estava passando muito mal. Ao se aproximarem do veiculo os policiais visualizaram A.O.A. que reclamava muito de dores e dizia que não queria perder o filho.

Os policiais do DOF ao perceberem a gravidade da situação, pois A.O.A. já estava em inicio de trabalho de parto e sangrando muito, e na ausência de uma ambulância, utilizaram a viatura do Departamento para levá-la até o Hospital Municipal São Sebastião em Tacuru.

No hospital tudo ocorreu bem e graças aos policiais do DOF a criança e a mãe passam bem. O médico Acácio Alves, que realizou o parto, explicou que o parto era de risco, pois já estava em franco andamento, com contrações e dilatação e se A.O.A. não fosse atendida em no máximo 15 minutos, tanto mãe quanto o bebê, poderiam não ter sobrevivido.