Pages

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PM alerta para cuidados necessários em ‘temporada de roubos’

Segundo tenente Eduardo Garcia, por descuidos básicos ou sensação de segurança, população acaba virando alvo (Foto: Ademir Almeida)



Thalyta Andrade

Com o fim das férias e também a volta do ano letivo, os criminosos buscam outros meios para fazer o chamado ‘ganho’, já que as residências que foram o alvo na temporada entre dezembro e janeiro agora não estão mais esvaziadas.

Por causa disso, segundo a Polícia Militar, os casos de assalto têm sido mais recorrentes no dia a dia das ocorrências registradas no município. Somente dentro do que foi noticiado pelo Dourados News no período entre o dia 1º de fevereiro e hoje (12), foram 17 situações de roubos.

“Fevereiro é um período em que esse tipo de crime costuma acontecer mais, muito pelo fato de que o fluxo de pessoas circulando pela cidade aumenta por causa da volta das férias. Roubo é resultado, na grande maioria das vezes, da oportunidade criada pela vítima por causa de descuido ou da sensação de segurança. Por causa dessa mudança de alvo na ação dos criminosos, aumentamos o patrulhamento principalmente nas áreas centrais dos bairros e no próprio Centro”, explicou o tenente do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Eduardo Garcia.

De acordo com o tenente, não houve aumento, nem redução no número de casos. “Há certa estabilidade no comparativo entre 2013 e 2014”, disse ele. Não houve mudança, também, segundo a avaliação do militar, na abordagem dos criminosos, apesar de alguns casos chamarem a atenção.

Um deles foi o registrado no dia 4, no Jardim Itaipu, quando uma estudante de 20 anos foi assaltada por um homem armado que estava de moto e ainda agrediu o namorado da jovem durante a ação.

Três dias depois, uma jovem de 20 anos também foi assaltada e, além de ter todos os pertences levados, foi agredida e deixada nua por duas assaltantes.

“A ousadia e criatividade não ações sempre existiu e é comum. Claro que existem casos em que os criminosos por um motivo ou outro acabam agindo de forma que chama mais a atenção pelo grau de violência, mas não é algo fora da normalidade no que diz respeito às ocorrências”, destacou Garcia.

Por fim, o policial alertou que a população deve estar sempre atenta, independentemente da época do ano, e se precaver.

“Dourados tem sido uma referência em segurança no Estado, mas a polícia efetivamente não trabalha sozinha. Podemos deslocar patrulhamento, mas as pessoas precisam ser atentas e não criar a oportunidade. Aqui na cidade há o hábito, por exemplo, de se sentar na frente de casa com computador, celulares, tarde da noite e isso querendo ou não é criar oportunidade. Ter atenção em pequenos detalhes é muito importante para coibir a ação dos criminosos em um trabalho preventivo em conjunto com a polícia”, orientou o policial.
http://www.douradosnews.com.br/dourados/pm-alerta-para-cuidados-necessarios-em-temporada-de-roubos

0 comentários :

Postar um comentário