Pages

sexta-feira, 31 de março de 2017

Samu completa 9 anos em Dourados


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa hoje nove anos em Dourados. Café-da-manhã na sede da instituição, localizada nos altos da Hayel Bon Faker, Vila Tonani, reuniu a imprensa e o secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, que foi recepcionado pelo coordenador do Samu, Jony Alisson.

Segundo estatística do Samu, somente entre 1º de Janeiro até ontem, foram 14.680 atendimentos relativos a socorro em caso de acidente, baleado, esfaqueado, entre outros. Deste total, 2.894 foram trote, o que prejudica o trabalho dos socorristas, como também à toda população.

O Samu de Dourados, em parceria com a Procuradoria do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério Público Estadual, assegura um serviço de radiofonia digital de última geração, que permite longo alcance, além de rastreamento das ambulâncias por sistema GPS. Mediante a implementação de softwares de atendimentos, o sistema permite armazenar todas as informações para geração de dados estatísticos.

O Samu é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou morte.

O serviço é feito através do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

 DouradosAgora
fotos- Cido Costa/DouradosAgora