Defasagem é de 45% do total do efetivo. Faltam aproximadamente 570 praças e 30 oficiais para Dourados e região
Por: Valéria Araújo -
A cidade de Dourados só perde em defasagem policial para o 6º Batalhão da PM de Corumbá e a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Maracaju - Foto: Marcos Ribeiro
A cidade de Dourados tem o terceiro pior efetivo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, em relação ao índice populacional. A defasagem é próxima a 45%. Enquanto deveria ter cerca de 500 praças e 20 oficiais, o Batalhão de Dourados conta com menos de 300 praças e 8 oficiais, que são responsáveis hoje por atender numa área de 4.086,237 quilômetros quadrados e com uma população de 283.904 habitantes. Isso quer dizer que existe um policial militar para cada 960 habitantes. Os dados constam em relatório do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised), que tem mobilizado as bancadas estadual e federal para que façam gestões para que os problemas da segurança pública sejam sanados.
A falta de efetivo preocupa ainda mais as forças policiais, tendo em vista que Dourados está em fase de implantação uma nova Unidade Operacional, a 9ª Companhia Independente para atendimentos na região oeste da cidade e por essa razão também precisará de efetivo. Por essa razão o efetivo da Pm deveria ser de 570 praças e pelo menos 30 policiais.