Pages

sexta-feira, 31 de março de 2023

Renato pede à ministra criação da 'Casa da Mulher Brasileira' em Dourados

 



Em combate aos inúmeros casos de violência contra a mulher registrados diariamente em Dourados, o deputado estadual Renato Câmara encaminhou à Ministra de Estado da Mulher, Cida Gonçalves, o pedido para a criação de uma unidade da ‘Casa da Mulher Brasileira’ no município.
 

Renato chamou atenção para os números registrados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, onde apenas no ano passado Dourados teve 1.565 ocorrências de casos de violência cometidos contra mulheres. Desse número, 1.400 mulheres sofreram algum tipo de agressão, 150 foram estupradas, duas foram mortas por feminicídio, seis vítimas de homicídios dolosos e uma ocorrência de lesão corporal seguida de morte, além de seis tentativas de homicídio.
 

“A ação é urgente! Se compararmos os dados de 2022 com o ano anterior, houve aumento de casos de violência doméstica contra as mulheres em Dourados. Com mais de 260 mil habitantes e a maior população indígena do MS, nossa cidade é a maior e mais populosa do interior do Estado e precisa de um local especializado para amparar essas mulheres e atuar no combate à violência”, disse Renato Câmara.
 

Em 2021, foram 1.304 ocorrências, o que mostra um crescimento de 7,36% no número de vítimas em apenas um ano. O Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) já registrou em 2023, mais de 285 vítimas de violência doméstica, dos quais 268 são mulheres, sendo 20 casos somente nos primeiros sete dias de março.
 

“Essa triste realidade aumenta ainda mais a necessidade da implantação da Casa da Mulher Brasileira em Dourados, com atendimento especializado para essas vítimas em período integral, 24 horas por dia”, ressalta o parlamentar.
 

O pedido foi apresentado durante a sessão plenária desta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa e posteriormente, durante a audiência pública realizada também na Casa de Leis, sobre a violência contra a mulher e o feminicídio no MS, Renato entregou o pedido pessoalmente à ministra Cida Gonçalves.
 

O deputado destacou que atualmente a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) em Dourados atende apenas em horário comercial, fato este que não atende integralmente às necessidades das mulheres douradenses, principalmente porque muitas das ocorrências de violência doméstica e familiar contra as mulheres ocorrem no período noturno ou aos finais de semana, quando as vítimas não contam com atendimento especializado.
 

Não é de hoje que o deputado tem mostrado preocupação com a segurança da mulher. Recentemente ele apresentou uma indicação para que a DAM do município pudesse atender 24h, mas o pedido não pode ser atendido pelo Estado.
 
Agora, com a possibilidade da implantação da Casa da Mulher Brasileira, Renato Câmara vê a oportunidade de promover maior segurança, acolhimento e amparo às vítimas de violência doméstica, bem como evitar novos casos.
 

CASA DA MULHER BRASILEIRA
A Casa da Mulher Brasileira é uma iniciativa de grande relevância para o combate à violência de gênero e a promoção dos direitos humanos das mulheres. Por meio dela, é possível oferecer serviços integrados e de qualidade para as mulheres que precisam de proteção, tais como atendimento psicológico, assistência social, orientação jurídica, delegacia especializada e alojamento temporario.

 

Fonte : https://www.douradosnews.com.br/dourados/violencia-contra-mulher-renato-pede-a-ministra-criacao-da-casa-da/1206608/