Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CURSO DE POLICIAMENTO DO DOF


As atividades vão até o dia 7 de dezembro em Dourados


 

foto
Foto: Divulgação
Coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte


Começou  hoje (19), em Dourados, o Curso de Policiamento Especializado de Fronteiras, realizado pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul, que vai capacitar 28 alunos de 11 Estados fronteiriços.
O curso é direcionado a policiais federais, rodoviários federais, militares, civis e peritos. Com um total de 180 horas/aula a capacitação vai retratar por meio de aulas práticas e teóricas as principais características da região de fronteira e a forma de atuação dos órgãos de Segurança Pública.
“As técnicas policiais utilizadas para o combate à criminalidade na região de fronteira, combate ao crime organizado e outros temas a serem abordados servirão de base para a criação de uma doutrina única a ser adotada e seguida pelos Estados participantes, de forma condizente com a realidade de cada localidade, para que em grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas possa haver controle e fiscalização em cada uma das regiões de fronteira”, explicou o comandante do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte.
O Curso com duração de três semanas está dividido em 16 disciplinas e faz parte das ações de segurança nos Estados brasileiros localizados na divisa com outros países através da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O curso segue até o dia 7 de dezembro em Dourados.
Fonte: correio do estado

CASO BRUNO - AO VIVO

HOMEM TOMA ARMA DE PM EM ABORDAGEM

Homem abordado por PMs toma arma e atira nos policiais em Guarabira 
19-11-2012.083833_rottam.JPG


Um homem de 23 anos que foi abordado por policiais militares da ROTAM em Guarabira quase matou dois policiais da ROTAM, durante uma abordagem de rotina. A informação é do portal G1 Paraíba.
O caso aconteceu na noite desse domingo (18). Quando o sujeito foi abordado, o elemento tomou a arma de um dos PMs e começou a atirar, ferindo dois policiais.
De imediato, os demais componentes da guarnição efetuaram disparos contra o criminoso. Todos os feridos foram levados para o Hospital de Traumas de João Pessoa.
“Eu não sou bandido!”
Casos como este deveriam ser assimilados pela população como a mais consistente prova de que não está escrito na testa de ninguém quem é perigoso ou não.
Sair da viatura com uma arma em punho para abordar qualquer pessoa na rua é muito mais do que truculência policial. É questão de sobrevivência.

http://www.paraibaemqap.com.br/noticia.php?id=11156


DIA DA BANDEIRA


A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial
A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial
No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.
As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  
Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.
Leandro Carvalho
Mestre em História