Pages

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O QUE É PRONASCI


Criado pelo Ministério da Justiça, o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – acredita que a valorização de policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários e peritos é essencial para melhorar a segurança pública e garantir mais cidadania para a população.

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das ações de repressão. Os recursos do Programa financiam, por exemplo, o reaparelhamento das polícias com armas não-letais e materiais de proteção, fortalecimento da perícia, a construção de penitenciárias especiais e a instalação de laboratórios de combate á lavagem de dinheiro.
Na área social, os principais projetos são voltados para jovens e mulheres que auxiliam na prevenção da violência e mediação de conflitos. O público-alvo das ações sociais do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena.
São mais de 90 ações que integram União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. Atualmente o Pronasci está presente em 112 municípios, 21 estados, no Distrito Federal e no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública de Londrina e Região (Cismel).

Fonte  mj

0 comentários :

Postar um comentário