Pages

domingo, 4 de dezembro de 2011

DIA NACIONAL DO PERITO CRIMINAL


Peritos celebram dia nacional dedicado à categoria com seminário e lançamento de livro
| Daniela de Matos Moralles
Foto: Kayke Niz
        Campo Grande (MS) – A Associação dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (APOMS) encerrou nesta sexta-feira (2) a XII edição do Seminário Regional dos Peritos Oficiais de MS, durante solenidade no auditório do SEBRAE, em Campo Grande. O evento, iniciado na quinta-feira, comemora o Dia Nacional do Perito Criminal (4)  e reuniu profissionais da Capital e interior, comunidade jurídica e sociedade civil visando promover a integração entre peritos oficiais e demais profissionais da Segurança Pública e do direito.

       Durante dois dias, foram debatidos temas pertinentes a área pericial, capacitação continuada de seus integrantes, além do lançamento do livro, de autoria do perito criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias, Amilcar da Serra e Silva Neto e exposição de Equipamentos e Tecnologia Aplicadas. O encontro contou com a parceria com Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

        O presidente da Associação Brasileira de Peritos Criminais, Iremar Paulino ressaltou a importância da perícia como objeto de defesa da cidadania. “A perícia não é um instrumento de defesa ou da acusação, e sim instrumento da verdade que ao materializar um crime e definir sua autoria, influencia em um dos principais direitos e garantias fundamentais, o direito a liberdade”, disse
O presidente da Associação Brasileira de Peritos Criminais (ABC), Iremar Paulino
        O delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, parabenizou a categoria pela data e pela atuação de seus profissionais. “Mesmo frente a algumas dificuldades a categoria tem avançado muito em nosso Estado, destacando-se pela qualidade e precisão dos laudos e trabalhos apresentados em nível nacional e internacional”, disse Razanauskas.

      Segundo o coordenador-Geral de Perícias, perito criminal Alberto Dias Terra, o dia 4 dezembro homenageia o perito criminal Otacílio de Souza Filho, morto durante a realização de uma perícia em local de difícil acesso no Estado de Minas Gerais, sendo oficializa em 2008.

      “Somente conseguiremos atender a demanda atual de perícias de maior complexidade se unindo novas tecnologias a um programa de treinamento sistemático de nossos profissionais”, destacou Terra ao falar sobre a capacitação dos profissionais, aliada às novas tecnologias. 
      Encerrando as comemorações alusivas ao Dia Do Perito, hoje, domingo (4) às 19 horas, haverá uma missa em ação de graças aos´profissionais  na Paróquia São João Bosco, localizada na Rua São Paulo, 1277, bairro Vila Célia.
          Livro
      O livro “Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta”, lançado nesta sexta-feira, de autoria do perito criminal Amilcar da Serra e Silva Neto, é uma edição aperfeiçoada de uma apostila adotada pelo autor em aulas de perícia criminal na Academia de Polícia Civil (Acadepol). “Achei que era hora de apresentar este material que coletei durante estes 23 anos de trabalho. Muito do que está no livro, as fotos e diagramas, fizeram parte da apostila que produzi para as aulas na Acadepol”, esclarece o perito. 
O perito criminal Amilcar da Serra e Silva Neto, autor do livro "Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta”
     A publicação possui duas partes: a primeira, através de exemplificações fictícias, situa o leitor no ambiente pericial mostrando seu potencial como ferramenta na solução de crimes, ao mesmo tempo em que apresenta uma metodologia a ser adotada quando do desempenho dessa atividade. A segunda parte, de forma modular, apresenta os diversos tipos de abordagens a serem realizadas quando de um levantamento de local de morte violenta, fornecendo as células que devem compor a arquitetura final do trabalho pericial.

      O livro tem 170 páginas, voltado para profissionais da perícia, advogados, promotores, delegados e outros que atuam na área crminal. “Nele contém a interpretação de vários tipos de crimes através da ótica da perícia criminal”, resume o autor.
       Veja aqui mais fotos do Seminário.


André Farinha


0 comentários :

Postar um comentário