Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM - QUESTÃO SEGURANÇA


ENEM 2012

Senhores, falta menos de uma semana para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e mais uma vez centenas de policiais militares da nossa Briosa Polícia Militar serão empregados na segurança das referidas avaliações.
Para ser mais específico, conforme foi esclarecido pelos oficiais que integram o BEF, “a missão da PM é ‘simples’: nós somos os responsáveis pelo recebimento, guarda, distribuição e recolhimento dos malotes, além da segurança externa”.
Até aí nenhum problema, pois “missão dada é missão cumprida”. Acontece que, como ocorre todo ano, haverá diárias, as quais serão pagas pelo MEC, e a maioria dos policiais não irá receber, como ocorreu no ano passado; e os que forem “agraciados” receberão apenas parte do valor integral.
Procuramos saber dos nossos colegas, policiais militares dos vizinhos Estados de Pernambuco e Sergipe (Comandantes de Unidades, bem como ocupantes de funções de assessoramento das suas instituições), se os policiais que forem trabalhar nas provas do Enem irão recebem diárias...  E as respostas foram quase que no mesmo sentido: “as diárias serão pagas pelo MEC, a PM [local] só vai repassar”.
A julgar pelo que vem acontecendo há alguns anos, aqui em Alagoas os militares que forem empregados serão – literalmente – roubados pelo comando; e eu, mais uma vez, estarei entre os lesados.

A imprensa alagoana, o Ministério Público (já que estamos diante da possibilidade de desvio do erário), o CONSEG (por inciativa do seu “cumpridor de metas”, o Dr Maurício Brêda), a Polícia Federal (já que envolve recursos federais), deveriam ficar de olho nessa situação, pois todo ano o dinheiro repassado pelo MEC não chega aos seus destinatários, que até reclamam, mas não são ouvidos. Quanto às provas dessa afirmação, basta solicitar da PMAL a relação dos militares empregados nos exames de 2011 pra baixo e os respectivos extratos bancários com a comprovação de depósito para os mesmos.
Já denunciamos aqui, na postagem “Detalhes sobre o esquema do ENEM” (clique aqui), os desvios que ocorrem com as diárias inerentes, e se, por hora, nada for feito quanto a isso, continuaremos a denunciar até que algo seja feito. “Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”.

0 comentários :

Postar um comentário