Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Ex-delegado número 1 da Lava Jato é nomeado para Ministério da Segurança Pública


                                                            Foto: Reprodução ADPF

Considerado o delegado número 1 da Operação Lava Jato na gestão do ex-diretor da Polícia Federal Leandro Daiello e do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, Josélio Azevedo de Sousa ocupa desde sexta-feira (20/7) cargo no Ministério da Segurança Pública. Ele foi nomeado substituto do Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional, que é responsável pelo Sistema Penitenciário Federal.

Desde o fim do ano passado, o desgaste político de Josélio foi ampliado especialmente pelo avanço das investigações do chamado quadrilhão do MDB, que apura o suposto envolvimento de líderes do partido com esquemas de corrupção.

O delegado chegou a trabalhar internamente para deixar a função Coordenadoria de Combate à Corrupção e ao Crime organizado na gestão de Fernando Segovia, mas a pressão da imprensa ao indicado de Michel Temer dificultou a movimentação.

Josélio é apontado como especialista em investigações sobre desvios de recursos públicos e era elogiado pelo rigor com que conduz inquéritos sobre corrupção, sendo avaliado como técnico e discreto na condução das investigações.

Durante a delação da JBS, o então chefe do MPF Rodrigo Janot solicitou ao STF que apenas Josélio tivesse acesso a inquérito aberto para investigar Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sob argumento de “sensibilidade” do caso. O objetivo era evitar vazamentos na investigação e também estabelecer uma espécie de blindagem, evitando brechas para influência política no inquérito.

O delegado chegou a conduzir no STF o inquérito principal da Lava Jato no Supremo que apura o suposto envolvimento de político numa organização criminosa instalada na Petrobas e que atuou em várias frentes. O caso acabou fatiado, gerando denúncias contra líderes do PT, PP e MDB da Câmara e do Senado.

https://www.jota.info/justica/ex-delegado-numero-1-da-lava-jato-e-nomeado-para-ministerio-seguranca-publica-25072018
MÁRCIO FALCÃO – Editor em Brasília

0 comentários :

Postar um comentário