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segunda-feira, 2 de abril de 2012

SOCIEDADE DO MEDO



Sociedade do Medo

Rogério Fernandes Lemes*

Ao observar minha pequena Nathália, com apenas doze anos de idade, brincando na varanda de casa com suas bonecas e ursinhos ensinando-lhes, ou melhor, reproduzindo a dinâmica de sua sala de aula no ensino público, chamou-me a atenção quanto à maneira histérica e agressiva com que ela corrigia seus “alunos”, a ponto de intervir e pedir para que fosse mais calma ao dirigir-se a eles. A resposta foi que os “alunos não querem nada com nada”.

Mas como é possível que crianças e pré-adolescentes tenham definido, com tanta convicção, o não interesse pelos estudos preferindo ações de rebeldia? Lembro-me de ter presenciado a chegada de um policial militar em uma escola pública, onde várias crianças, curiosas, o cercaram e um menino, com idade entre sete a oito anos aproximou-se com uma coleguinha de mesma idade e disse “oh pulicia! Atira aqui na minha cabeça”! Surpreso, o policial disse que não e que estava ali para falar com as crianças sobre a prevenção às drogas e à violência. O menino insistiu e com a mão em formato de uma arma de fogo apontou para a cabeça da coleguinha e disse “intão dá um tiro nela”!

Foi nítida a tristeza no rosto do policial. Todas as crianças riam muito do que o menino falara e, ele próprio, agia como se “levar um tiro” fosse um prêmio; uma recompensa. O policial militar disse que em outra escola foi provocado por alunos adolescentes, que atrapalham sua aula e reivindicavam, ao serem orientados por ele para que fossem para suas salas, que eles “tinham o direito” de andar pela escola.

Pensando sobre a violência na escola, nas ruas, no trânsito, nas relações sociais, nos homicídios de fins de semana lembrei-me de Tempos Líquidos, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman que aborda a insegurança vivida nas grandes metrópoles globalizadas. Para ele, contemporâneo do Holocausto, as cidades são verdadeiros campos de batalha. Suas análises apontam para o choque entre “poderes globais” e “identidades locais” desintegrando, progressivamente, a solidariedade social. O resultado desse encontro produz insegurança e violência nas relações sociais em todas as esferas.

As “sociedades abertas”, uma vez conectadas ao fenômeno planetário que ele chama de “globalização negativa”, desintegram seus referenciais sólidos apoiando-se em verdadeiras placas de gelo, que podem romper ou desaparecer a qualquer momento. Para Bauman nunca houve alguém que conseguisse equilibrar segurança e liberdade e hoje, contemplamos “uma população horrorizada por sua própria vulnerabilidade”.

Na década de 20, século passado, as pessoas queriam menos segurança e mais liberdade. Hoje presenciamos o caminho inverso. As pessoas vivem inseguras e desejam segurança; se isolam cada vez mais em busca de liberdade e privacidade; sentem-se inseguras nas ruas, nas relações sociais e mesmo dentro de suas fortalezas.

O medo do terrorismo planetário nos enclausura. As multinacionais superfaturam com tecnologias e produtos de proteção individual. Surge um exército de empresas de segurança privada. Um claro ataque liberal ao Estado Social. Descrença popular, medo generalizado, histeria social, pânico nas escolas, são alguns dos fenômenos intensificados no cotidiano da população através dos noticiários.

O mundo globalizado caminha em direção ao “progresso” de mãos dadas com o nacionalismo, o fanatismo religioso, o fascismo e o terrorismo. Nas palavras de Alexander Hamilton, as nações democráticas “para serem mais seguras, elas acabam se dispondo a correr o risco de serem menos livres”. Para David L. Altheide a questão não está no medo do perigo, mas no desdobramento do que esse medo pode se tornar.

Quando as pessoas não interagem socialmente e se escondem atrás de muros, carros blindados, contratando segurança particular, elas reafirmam o sentimento de desordem, de insegurança e caos. Pseudo-análises cotidianamente veiculadas com uma rapidez incrível disseminam o pânico e a incerteza. As pessoas são impedidas de sonhar e a sociedade perde o sono.

Mais do que achar uma “solução” para o equilíbrio entre segurança e liberdade é necessário pensarmos nossas relações de mercado e de consumo. O que realmente é importante para nós?

*Sociólogo – Reg. MTE nº. 163/MS. E-mail: rogeriociso@gmail.com

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